quarta-feira, 26 de junho de 2013

Continue andando. Brasília fica p'ra lá!


O monstro acordou e até o meu Yahoo News, agora, está "falando" presidenta... 

Vai p'ra Brasília, monstro! E mostra p'ros caras que resolveram mandar no Brasil lá de longe p'ra não perturbar o nosso sono, que a gente acordou... começou a andar... e agora vai perturbar só um pouquinho o sono deles. P'ra sempre!

Imaginário é coisa séria. Meus colegas das Teorias de Comunicação vivem de ensinar isto...

O mundo da propaganda, de pouco mais de um ano para cá, começou a tratar a Copa e o Brasil de um jeito diferente. Reparem, ou lembrem, algumas grandes campanhas recentes. Coca-Cola, Nike e FIAT "desenharam" layouts "sujos", como trabalhos de escola que, na mochila jogada no chão, não resistem à pelada depois da aula...

Papel "kraft", tipologia "handwriting", rabiscos, grafite, película "antiga", cores "terra" e muito uso de "steadicam" - numa fotografia que o cinema adotou para nunca mais largar... a câmera "solta" na mão, num movimento sutil e permanente, tipo "joguei o tripé fora". E ótimas trilhas, culminando com esse "rappa-simonírico" chamado: "vem p'ra rua - que a rua é a maior arquibancada do Brasil".

Vaticínio, é disso que se trata. 

Com preços estratosféricos e estádios "padrão FIFA", ou seja, suíço, o "sujo" torcedor brasileiro tem mais é que ficar "outdoor", na rua, fora da "arena" reluzente, torcendo na frente do telão.

"Ora, 'mon cher', 'le brésilien' passa a maior parte de seu tempo de lazer vendo TV... Chico Buarque - ele é um 'crack' - até já cantou que os meninos, 'au Brésil', se alimentam de luz... nem precisa do pão, basta o 'cirque' ('du soleil', CLARRO, 'avec' incentivos fiscais). Mas... QUERREMOS cerveja nos estádios, tá, SENHORRA presidenta? E só das marcas PARCEIRRAS, 's'il vous plaît'."

Com tanto tambor, acabamos acordando a moçada que antes dormia em berço esplêndido - a geração Coca-Cola que jogava bola na lama e se contentava em balançar do lado de fora dos ônibus, na periferia, ou praticando "surf" ferroviário. Lula colocou o povão p'ra dentro. Lá dentro encontramos 300 picaretas e mais de 40 ladrões. E o povo agora quer botar os políticos - que é quem paga p'ra gente ficar assim - p'ra fora. É isso aí! Propaganda, competente como a brasileira, funciona!

#REFORMA_POLÍTICA_JÁ!
>

Nenhum comentário: