quarta-feira, 3 de abril de 2013
Às favas com os escrúpulos de consciência... ao redigir uma peça publicitária...
ANUNCIANTE, já teve publicada a sua asneira de hoje?
Não sei não, mas a propaganda está precisando de uma ajudinha "de fora" para evitar besteiras e o consequente "mico" dos clientes. Vamos combinar que a "aprovação" que o gerente ou diretor dá ao anúncio (que o coloca nos palcos, junto com o publicitário, recebendo prêmios), não é objeto de muita reflexão. É tudo "pra ontem". Quem vai ser louco de "reprovar" o anúncio prontinho, "filmless", que já está pronto para entrar na rotativa do veículo, para a edição de amanhã? - Só porque ele é péssimo?
- Ah, o povo não sabe ler mesmo...
ISTO ME VEM À MENTE quando deparo-me com duas verdadeiras "pérolas" numa só edição - a de hoje - d'O Globo:
(1) Anunciante: Hipermercados Extra (agora sob nova direção). Anúncio de... 4 páginas!!! Qual o mote? Criação do Shopping Mercado... deve ser a nova direção - francesa - da casa que faz seus publicitários derraparem impunemente no inglês e no português unidos para sempre nessa asneira sem tamanho.
Como picha aquele movimento, "shopping mercado é o cacete".
(2) Anunciante: X3M Sport Business (deve ser uma empresa com controle estrangeiro, que nem o Extra). Qual o mote? Está lá: "a X3M é uma empresa de negócios esportivos que busca a integração das 3 áreas essenciais para o desenvolvimento de um projeto de sucesso - Mídia, Marketing e Management...".
Ai, ai... talvez o controle desta empresa seja francês, ou italiano, sei lá, alguém meio avesso ao idioma do bardo Shakespeare.
Marcondes@Blog adverte: asneira publicitária faz mal à saúde mental... e ao bolso: do anunciante, da agência e dos pobres leitores.
>
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário