sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

459 anos da minha cidade maravilhosa!


SÃO PAULO, cidade maravilhosa!

Por que?

Sua localização no alto da serra privilegia, no psicológico, o aprofundamento das relações entre as pessoas.

Sua arquitetura de bairros humaniza a experiência de urbe. Sua prevalência de casas, residências unifamiliares, valoriza o espaço - a ideia e a convivência - de família.

Sua sociabilização, histórica, em clubes e associações, reforça o caráter intencional do intercâmbio entre as pessoas.

Sua vida indoor, devido ao clima, aproxima e aconchega. Faltando-lhe belezas naturais, o município, pela ação de seus cidadãos, esmerou-se em alimentos para o espírito - sua vida cultural é inigualável.

A imigração - de gente de todos os cantos do planeta - aprofundam a experiência cosmopolita, multicultural e diversa.

São Paulo, minha querida cidade-natal, foi fundada por jesuítas-educadores, como o filósofo José de Anchieta e batizada em homenagem ao santo que é doutor da Igreja, um convertido.

É, também, o berço das bandeiras que cravaram a silhueta do Brasil para além, muito além dos limites de Tordesilhas. Lugar-sede da independência do Brasil e da revolução contra Vargas - um ditador.

Por isto, e por muito mais que outros paulistanos podem te contar, São Paulo é hoje, 25 de janeiro, muito festejada. Seus moradores sentem-se aniversariando junto com seu chão e, cuidando da sua calçada, da sua rua, fazem de lá um lugar para não esquecer e para se voltar sempre que possível.

Parabéns São Paulo, pelos seus 459 bem vividos anos!
>

Nenhum comentário: