terça-feira, 14 de agosto de 2012

Uma história em 50 segundos. Ou "um vídeo na web 'é' viral ou 'se torna' viral?".


RP gosta mesmo é de festa...

Título provocativo... Curta duração... Politicamente incorreto (nem sempre). Produção tosca (mais ou menos). Graça, humor (será indispensável?). O que caracteriza um vídeo viral?

Para difundir o que os 4 Rs das Relações Públicas Plenas podem fazer por você, seu cliente ou por sua organização, produzi – com Samuel Oliveira – este... como dizer?... – videoclip, por onde passam – rápido, claro – as 16 táticas que nós, relações-públicas, conhecemos muito bem, ao som de um "hit" de época, do "progressivo" grupo italiano Premiata Forneria Marconi: È festa!

O videoclip sugere visitar o website (www.rrpp.com.br), ler o livro ("A transparência é a alma do negócio") e ver o vídeo (sobre o composto das RP Plenas) com uma sucessão rápida de imagens relacionadas que transmitem, pontual e "telegraficamente", os tais 4 Rs – Reconhecimento, Relacionamento, Relevância e Reputação. Para cada um deles, um desdobramento em 4 táticas totaliza as 16 frentes de ação das Relações Públicas Plenas. A música de fundo, "È Festa", do grupo italiano PFM, reforça a brincadeira do título "RP gosta mesmo é de festa..." e celebra os meus 30 anos de Relações Públicas, completados em 2012.

Perdi a conta de quantas pessoas entrevistei nos últimos dezoito meses – período de "gestação" do livro, do website, do vídeo, e da própria campanha – querendo saber o seguinte: "Um vídeo 'é' viral ou 'se torna' viral"?

A grande maioria das respostas – que vão do premiado publicitário Alvaro Magalhães, meu amigo, ao porteiro do meu prédio, que fica o dia inteiro na internet – aponta para a segunda possibilidade, ou seja; um vídeo 'se torna' viral. E quase sempre é um vídeo curto e tosco, justamente "com cara" de que não foi feito para "bombar"... mas acaba "bombando". Se for engraçado – com jeito de "videocassetada", melhor ainda! O importante é que agrade e motive as pessoas a difundi-lo em suas redes sociais. É a minha pretensão aqui e agora, com o LINK abaixo, sem qualquer garantia de um resultado "viral".

Mas alguns autonominados "gênios da propaganda" insistem em dizer: - produzimos este vídeo já sabendo que se tornaria um viral. E agora? O que você acha? Dê a sua opinião. Estou testando a teoria dos "spoofs" e dos "virais".

Evolução e falta de tempo: quando eu cursava, em Relações Públicas, a disciplina "recursos áudio-visuais" (1980), um vídeo institucional ideal tinha 20 minutos de duração. Quando concluí o mestrado em Ciência da Informação (1990), um vídeo institucional já não podia durar mais de 7 minutos. E quando terminei o doutorado em Marketing Cultural (2000), a duração de um vídeo institucional – então chamado de "infomercial" – estava na casa dos 3 minutos. (O anúncio publicitário padrão para TV, no entanto, o popular "comercial", em todas essas décadas – e até hoje – sempre foi um "filmete" de 30 segundos).

Um dos prefaciadores do livro, Renato Möller, escreveu: "Fruto de mais de 30 anos de experiência obtida como consultor empresarial e professor, o modelo dos 4 Rs proposto por Manoel Marcondes Neto representa um sopro de renovação teórica no campo das Relações Públicas, com vocação para propagar-se como um 'viral', tanto nos círculos universitários quanto no mundo das organizações".

Aceitei a provocação do colega errepê e coloquei doida a equipe do Cannal Z, uma experimentada produtora de vídeos corporativos – nicho diferente daquele das produtoras de historietas publicitárias em 30 segundos. Conseguimos somente este "feito": não um vídeo de 30, não um vídeo de 40, mas um "longa" de 50 segundos. Os publicitários e mídias que nos perdoem. E os amigos? Que curtam!

Referência do tema musical: "O hit 'È festa' – música de Franco Mussida & Mauro Pagani – é a terceira faixa do LP 'Storia de um minuto', primeiro álbum de estúdio do grupo, lançado em 1972 pelo selo Numero Uno (ZSLN 55055, Fonorama C. A. R., Milão, Itália) e produzido por Claudio Fabi. Excerto: concerto ao vivo (Tóquio, 2002), no Club Città Kawasaki. Fonte: YouTube".

LINK: http://www.youtube.com/watch?v=pdo5wW2TE0s

Grande abraço, Manoel Marcondes Neto.

>

Nenhum comentário: