quarta-feira, 15 de julho de 2015

A tese da transparência nos negócios pelo viés da Comunicação.


"A outra face da medalha da Ética é a Transparência". MACHADO NETO, Manoel Marcondes". 3o. Forum Abracom de Gestão da Comunicação Corporativa, São Paulo, 09/04/2014.

Epígrafe

"Quando sabemos que na empresa moderna as operações são voltadas para a clientela, verificamos que toda a sua atividade envolve um constante problema de comunicação social, quer no sentido amplo, quer no sentido mais estrito do termo, traduzido na expressão ‘relações públicas’." Manoel Maria de Vasconcellos, pioneiro do Marketing e das Relações Públicas no Brasil (in Marketing Básico, Rio de Janeiro, Conceito Editorial, 2006).

Enunciado da tese

Minha tese é de que ao lado do Direito, com leis específicas voltadas para a - obviamente necessária - transparência dos atos públicos, e das normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) acerca da também necessária satisfação pública pelas companhias de capital aberto que têm suas ações negociadas em bolsas de valores, há uma terceira força absolutamente necessária para atingir-se a tão demandada transparência nos negócios: a comunicação. Não qualquer comunicação, como um anúncio publicitário ou uma matéria obtida por meio da assessoria "de imprensa".

Terceira especialidade reconhecida pelo campo da Comunicação no Brasil (e única profissão regulamentada neste campo), as Relações Públicas sempre foram tidas como uma coleção de serviços, para além do relacionamento com a mídia – sua essencial "expertise" atribuída universalmente. Além disso, a formação de profissionais da área também privilegia uma abordagem holística e transdisciplinar da comunicação organizacional – condição propícia e ideal para a compreensão da questão da transparência nas organizações.

Propõe-se, então, compreender Relações Públicas a partir de demandas muito conhecidas, não só de organizações, mas também de indivíduos necessitados de melhor visibilidade ("disclosure"): reconhecimento no meio social, estabelecimento de relacionamentos profícuos com seus públicos de interesse, obtenção de relevância em seu segmento de mercado, construção e manutenção de uma boa reputação.

Um composto de 4 Rs (reconhecimento, relacionamento, relevância e reputação) é, para tal objetivo, a minha tese; dar novo enfoque à questão (idem transdisciplinar) da transparência, a partir de uma abordagem “plena” de relações públicas.

Palavras-chave
gestão
governança corporativa
comunicação
relações públicas
transparência

Conheça a tese

Em livro: "A transparência é a alma do negócio: o que as relações públicas podem fazer por você". Rio de Janeiro, Conceito Editorial, 132 p. (formato: "pocket book"), 2012
"Os 4 Rs das Relações Públicas Plenas: proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios". Rio de Janeiro, Ciência Moderna (lcm.com.br), 212 p. (formato: impresso - 23 X 16 cm e "e-book"), 2015

BREVE (30 de julho de 2015 - lançamento global): edição dos "4 Rs" em inglês.

Em website: WWW.RRPP.COM.BR

Em vídeo: O composto de 4 Rs das Relações Públicas Plenas (https://www.youtube.com/watch?v=nINJwcFuLgU)
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