sábado, 6 de outubro de 2018

#FORA_LÍDER_FASCISTA!


O jornal O Globo publicou, em sua edição de 04/10/2018 (P. 23), uma entrevista com o filósofo político Jason Stanley, da Universidade Yale.

O professor é um estudioso de formas contemporâneas de fascismo e acaba de lançar o livro 'How fascism works: the politics of us and them'. Sendo Donald Trump seu alvo preferencial, a obra promete ser um 'best seller'.

Conhecendo as redações brasileiras, coalhadas de esquerdistas-lulistas, o desavisado leitor poderia pensar tratar-se de (mais) um libelo contra Jair Bolsonaro.

A entrevista desviou-se do alvo pré-escolhido, mas o editor-chefe mandou publicar assim mesmo. Também, pudera, deve ter pensado... - Quem lê tanta notícia?

-

Aqui, a íntegra da entrevista encomendada. Seguem trechos escolhidos da mesma:

Quais seriam as maiores características do fascismo?

- É um certo modo de se fazer uma distinção entre 'nós' e 'eles'. Muitos modos de fazer política usam essa distinção — a política de esquerda, por exemplo, se baseia em uma distinção de classe. Na política fascista, você faz reivindicações machistas, patriarcais e racistas. Você apela ao nacionalismo, à identidade de raça e à hierarquia...

Indago eu: No Brasil, quem inaugurou o discurso 'nós contra eles'? Quem culpou uma 'elite de olhos azuis'? Quem classificou suas partisans de 'mulheres do grelo duro'? Quem se apresenta como um 'paínho'?

- Meu livro é sobre como algumas pessoas usam determinado tipo de tática política para chegar ao poder. As políticas fascistas correm o risco de levar a governos fascistas, porque, quando as pessoas chegam ao poder, elas são tentadas a tornar o que dizem realidade.

Indago eu: No Brasil, quem repete sempre que realizou coisas que '... nunca antes, neste país? Quem se autodenomina 'uma ideia', conclamando que todos 'sejamos Lula'?

- O fascismo diz respeito ao poder e ao líder do país. O pai cria um medo avassalador. Ele usa as ondas de crime, as condições disponíveis, ou as inventa.

Indago eu: Quem patrocinou o maior sistema de corrupção do Estado na história do mundo? Quem disse que 'de nada sabia' e entregou seus comparsas de 'mensalão' já em 2005? Quem continuou provocando as 'ondas de escândalos' com 'petrolão' e 'BNDESparzão'?

- Você apresenta toda falação e negociação como fraquezas. Um homem de verdade age, ele não pensa ou escolhe, nem lê livros.

Acredito que não haja mais necessidade de comentários. O autor simplesmente  'psicografou' os 8 anos de Lula no poder.

Imagem: Edwin Tse.
>

Nenhum comentário: