sábado, 24 de julho de 2010

Habemus quorum !

>
(reproduz 'post' ao Horizonte RP)

Caros colegas no Horizonte RP,

Outro e alto o nível das provocações e réplicas. Diferente de outros tempos.

Acredito que há avanços, embora haja ainda muito por fazer. O importante é tomar a iniciativa.

Somos escribas. Nossas armas são as letras. Somos uma profissão que existe porque existe liberdade de expressão e democracia. Fora disso Relações Públicas não há.

Mas - sempre tem um mas -, é preciso ir adiante e fazer! (Parece que ouço o querido - e meu - inspirador Paulo Caringi, que infelizmente se foi em 12 de maio último, dizendo isto em alto e bom som).

Ação!

No momento posso escrever isto com tranquilidade porque foi o que fiz, junto a 13 colegas errepês-amigos, apresentando a chapa que agora gere o Conselho na 1a. Região.

E gostamos do que vimos e ouvimos em duas oportunidades de encontro do Sistema CONFERP havidas neste semestre. Foi decidido e teremos uma assessoria de relações públicas especializada ajudando os membros do Conselho Federal a dar mais visibilidade às nossas ideias - mas não se pode negar a dificuldade. Quase sempre nossa "fala" critica anunciantes e donos da mídia e é fato antigo: "na mídia não se fala de mídia, muito menos se fala mal do patrão e de anunciante".

Há um esforço em andamento, também, para melhorar o nosso portal, a comunicação e a interação com os registrados. Sabemos que a web e as redes sociais chegaram para ficar ao universo das comunicações e é preciso – como sempre ensino em sala de aula – uma “presença competente na internet”.

Em cada região, conclamo os colegas a visitarem seus Conselhos (sei que isto é difícil quando a região é enorme, abrangendo vários estados - um complicador de fato) e oferecerem ajuda. Digo por experiência: só com os Conselheiros e funcionários não se faz mais do que lidar com os carimbos, os processos, os impostos, os pagamentos, os computadores, os condomínios, as convocações, as duas reuniões por mês, a papelada infindável. Tornar as conversas arejadas e amplas, discutindo questões filosóficas, éticas - algo que felizmente temos agora no Rio de Janeiro, é muito difícil quando se trata de uma autarquia; um tipo de organização eminentemente burocrática.

Outra coisa: os nossos assessores jurídicos federal e regionais estão há 60 dias pelejando para, legalmente, abrir mais o registro profissional. O que é isto? Levando em conta as decisões já tomadas no passado, no âmbito do Sistema CONFERP (Parlamento Nacional de Relações Públicas – gestão Sidinéia Freitas), considerar os pós-graduados em cursos que abriguem, em relevante carga horária, os conteúdos de conhecimento em Relações Públicas (e também os egressos de novos cursos autorizados pelo MEC como de nível superior - tecnólogos - idem pertinentes). Este é o nosso desafio maior. Turning point. Divisor de águas. A história há de dividir-se em "antes" e "depois" desta medida, que virá por uma Resolução Normativa.

Momento de decisão

Last but not least: estamos fiscalizando, sim. Aliás, essa é nossa razão de ser. Na 1a. Região foram diligenciados 32 processos neste primeiro semestre de gestão. O próximo relatório mensal (julho) do CONRERP/RJ (vide nosso blog no site www.conrerp.org.br) dará conta disso.

A campanha de valorização pelo CONFERP é algo permanente. E depende de cada um de nós, de cada curso, de cada microempresa que surge de nossas salas de aula, de cada novo registrado. É sabido: os profissionais mais jovens, o "sangue novo" pode (e deveria) dirigir alguma parcela de energia ao esforço classista. A 2a. Região (SP/PR) experimentou isto quando abriu o Conselho a jovens registrados voluntários colaborando com as tarefas quotidianas do Conselho.

É isto. Devemos unir nossa vontade de mudar com a mudança de nossas ações. O mundo não muda por nossa causa. Nós é que mudamos o nosso approach e, assim, podemos alterar pequenas frações da realidade presente. A tão falada “inovação” é conquista perseverante e quotidiana e não um “estalo”. Peter Drucker ensinou que "o que nos acontece hoje é fruto de decisões que tomamos há uma década". Temos que olhar para 2020 e ter uma visão da profissão altaneira, de pé. Para não ficar no resmungo circular que só serve àqueles que não acreditam na comunicação excelente - nosso objetivo maior.

Saudações públicas e relacionais!
>

Nenhum comentário: