sexta-feira, 25 de junho de 2010

Papa essa Brasil ! Papa essa Brasil !

>
Tive a satisfação de engrossar o coro "cala a boca Tadeu Schmidt" no Twitter. Dias antes já tuitara que o Dunga prestou - pelo menos um - grande serviço dizendo, na mídia (e sobre a mídia - coisa raríssima de "passar"), mais ou menos isto: - se vocês criam uma crise, sobre um jogador machucado, que no dia seguinte já ficou bom - sem ter acontecido nem uma coisa nem outra - e deixam o povo brasileiro em pânico (isto sim é que é triste), eu é que não vou ficar aqui explicando... vocês é que têm que pedir desculpas ao povo brasileiro. Grande Dunga!

Isto me lembra o nome de uma chapa de alunos que concorreu ao Centro Acadêmico da Comunicação na UERJ uns anos atrás: "Adorno não é enfeite".

A Globo e suas "co-irmãs" donas da mídia derrubaram a exigência do diploma para exercício do jornalismo, exigem liderdade de expressão, mas o que fazem, na Copa, na novela, na eleição e fora dela é só entertainment, ou quase só isso. Cobram o cumprimento do Artigo 222 da Constituição Federal quanto à composição acionária dos portais da internet e desrespeitam o mesmo artigo no que tange às finalidades das concessões públicas de TV e ao mandamento da regionalização da produção.

Copa 2010 - um oferecimento...

Vendilhões como J. Hawilla e Ricardo Teixeira entopem as redes de patrocinadores, apoiadores, vips exclusivos, golden, prata, platinum e a gororoba nem está dando mais para engolir em razão do péssimo futebol que se vê e que se ouve (na voz do fabuloso Gavião quase-bueno) nesta Copa.

Com a África do Sul acontece o mesmo que com a China "olímpica" - olímpico desrespeito à realidade, olímpica hipocrisia sobre despoluição e "desapartheid", olímpico deficit público, olímpicos recordes de subemprego, saneamento, segurança, condições de vida, de educação e de trabalho - muito diferentes, abissalmente diferentes do que se vive e confabula à meia-luz nas sedes das UEFAs, FIFAs e COIs da vida, encasteladas em seus paraísos fiscais de cartão postal. Só resta engrossar o (nem tão) novo coro: ACORDA BRASIL!
>

Nenhum comentário: