quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Desconstruindo" Kotler

Excelente entrevista com Philip Kotler (publicada na Revista HSM Management de julho/agosto, 2009). Muito lúcido e atualizado, o velho mestre aproxima-se de outro guru - Peter Drucker - chamando a nossa atenção para a necessidade de se pensar prospectiva e criativamente, por mais que o mundo se acelere.

"O que passamos hoje é fruto de decisões que tomamos há dez anos atrás", escreveu Drucker. Temos que dirigir os nossos esforços ao estudo de tendências e, portanto, à construção de postos de observação dessas tendências.

Uma outra constatação interessante: o conceito de que "menos é mais" citado na entrevista. Tal surto de consciência pode mesmo já estar fazendo marola no hemisfério norte - vale a pena ler Goleman em seu novo "Inteligência Ecológica", a propósito. Essa TEM que ser uma tendência levada em conta pelas empresas, sob pena de não se ter planeta para viver ou trabalhar em 2069.

Para finalizar, a rendição aos ditâmes do caos. Kotler vem de uma tradição acadêmica cientificista, determinista. Proferiu sua primeira definição de marketing há 40 anos - algo "cartesiana". Alvíssaras render-se, contemporâneo, à imprevisibilidade, à complexidade e ao indeterminismo do caos em que estamos imersos, inapelavelmente.

6 comentários:

Unknown disse...

Interessante as vertentes de ambos ao analisar que aquilo que vivemos hoje é fruto daquilo que plantamos no passado. Levando se para o pensamento do marketing, isso não se traduziria em planejamento?

Prever lá no ontem aquilo que acontecerá no amanhã a curto, médio e longo prazo. Somente através de um planejamento bem estruturado consegue-se avistar os perigos ou as oportunidades ao longe.

Empresas que fazem seus planejamentos estratégicos apoiadas em informações consistentes conseguem, na maioria das vezes cumprir ou alcançar aquilo que foi planejado e traçado como objetivo pela organização.

Os planejamentos estratégicos há um tempo atrás eram elaborados prevendo ações e objetivos para um período de tempo longo, visto que as mudanças em todos os sentidos (pessoas, pensamentos, atitudes, etc) não ocorriam com velocidade tamanha como hoje ocorrem. Pensavam-se então em planejamento para em torno de 20 anos adiante

Portanto, o grande avanço da tecnologia fez com que as mudanças passassem a acontecer de forma muito mais rápida e, conseqüentemente, as exigências dos consumidores seguiam esse ritmo ditado pela tecnologia. Assim, atualmente o que vemos são planejamentos para um prazo muito mais curto que 20 anos. Eles chegam a no máximo 8 a 10 anos e ainda assim, durante esse período, como característica de todo bom planejamento, sofrem diversas mudanças para se adequar às mudanças até então não previsto fruto da velocidade com que as coisas acontecem.

Unknown disse...

Concordo plenamente quando Kotler afirma que o que vivemos hoje é o resultado do que planejamos no passado. A gente só colhe o que planta e com esse pensamento é que as empresas investem cada vez mais na hora de planejar o futuro. Com o mundo acelerado e as mudanças ocorrendo de forma cada vez mais inesperadas, as empresas devem estar cada vez mais atentas e preparadas para o mercado.
E para alcançar seus objetivos, suas metas, as empresas dependem de um planejamento muito bem estruturado, consistente e embasado nas mudanças e nos caminhos a serem seguidos.
Toda empresa deve inovar continuamente, encontrando novos segmentos de atuação;cercando seus produtos com uma reputação de qualidade melhor ou que sejam mais difíceis de ser imitados e trabalhar em cima de planos melhores para criar clientes leais (tais como programas de fidelidade).
Penso que as empresas teriam mais sucesso se conhecesse melhor seus clientes e que toda organização deve ter um grupo de clientes para lhe ajudar a ler a mente em mudança do consumidor.

Telícia Cunha disse...

"Temos que pensar prospectivamente e criativamente, mesmo num mercado dinamico e veloz como o que temos hoje." O consumidor muda a cada dia, mais e mais, adquirindo mais critérios e mais conhecimento, ficado cada vez mais exigentes, sabendo exatamente o que querem, como querem, e como devem ter essa demanda atendida. Avaliam o hoje, e a todo o tempo percebem e dão sinais de suas insatisfações. Cabe ao profissional de marketing, perceber esses sinais, criar, prospectar e atender essa demanda o mais rapido possível. Na verdade o sistema continua o mesmo de "alguns" anos atrás, porém antes o crivo dos consumidores era bem menor, e não existiam tantas ferramentas para analisar esse comportamento. Com a mudança mercadológica mundial, onde a globalização coloca informação em todos os lugares do mundo quase que instanteneamente o consumidor sabe o que é melhor, passa a conhecer mais seus direitos, a lutar por eles; passa a desejar mais e lançar mais e mais demandas, a toda hora existe um novo mercado surgindo, um novo desenvolvimento tecnológico.
Logo "O que passamos hoje é fruto de decisões que tomamos há dez anos atrás", sim, mas não como uma coisa do tipo, aqui se faz aqui se paga, mas quando tomamos decisões, com objetivos verdadeiros traçados, a cada dia, a cada mes, a cada ano, são tomadas ações, mesmo que mínimas em prol desse objetivo, que 10 anos depois (se esse for o prazo) estará sendo vivido, porém já pensando nos proximos 5, pois como hoje o tempo de resposta é mais curto, não se pode mais pensar em 10 anos, vai chegar o dia que teremos que pensar apenas em meses... e poucos meses...srsr

Marcondes Neto disse...

O tempo parece acelerar-se mais e mais quando se trata da Economia das Trocas, da Propaganda, da Comunicação Social. O próprio Kotler já fez e refez sua definição de Marketing meia dúzia de vezes, atendendo ao cenário cuja única característica fixa é a mudança...

No entanto, Drucker alerta-nos para o valor de pensar prospectivamente. Para além das tarefas do dia-a-dia. Olhar o que fazemos "de fora". Observar o mercado, as pessoas. Ler, ouvir e absorver toda a informação relacionada às nossas atividades. E refletir - algo que requer uma disciplina especial que as escolas ensinam mal ou nem isso.

Mauro Marins disse...

Como se faz para contrariar um mestre? Neste trecho da entrevista de Philip Kotler logo se vê que o mestre está atualizado e se atualizando, buscando em outros, subsídios para seus pensamentos e diretrizes. Tudo bem que lá se vão 40 anos desde a primeira definição de Marketing de Kotler, mas a idéia de que temos que nos preparar e acompanhar novas tendências isto é claro, até mesmo para um mestre. Não podemos ficar presos ao passado, quando o Mundo se modifica a todo o instante. O principal objetivo do Marketing, atender consumidores, se estes consumidores mudam de hábitos muito rapidamente. Buscar novas formas de se fazer, sem gerar prejuízos para este Mundo, esta busca pela melhor forma de se produzir sem deixarmos o nosso Planeta se esvair pelas nossas próprias deficiências. Acredito que com a ajuda de antigos e novos mestres na busca por modelos e tendências mais humanas e politicamente mais corretas consigamos obter produtividade sem destruição e com isso mantermos, ou pelo menos procurarmos manter, uma qualidade de vida melhor para os futuros moradores deste Mundo que vivemos hoje.

Unknown disse...

Elaborar estrategias hoje infelizmente nao esta ligado somente ao passado mas tambem ao futuro que esta organizao ira enfrentar.

Trabalhar e Elaborar com cautela é requisio primordial para ter uma estratégia coesa com a realidade do mundo em que vivemos hoje.

Fatores externos deverao ser muito bem estudados , pois vivemos em um mundo Globalizado, onde pequenas mudanças criam grandes marolas e especulacoes imediatas.

Planejar hoje dependendo de seu ramo de atuação , pode ser uma questao de meses.

Estar focado no cliente , entendendo suas necessidades e expectativas é o fator mais importante para definir mudanças e logo o Planejamento.