quarta-feira, 28 de março de 2012

Lançado o composto das relações públicas!

Na minha vida, tive a sorte de contar com ótimos professores, desde o início, no ensino fundamental e no "Clássico" - Dilza, Dora, Cidinha, Antonieta, Tonica, Maria Galdina, Sonia - são nomes desse tempo.


Na UERJ, idem. Cid, Aquiles, Ivair, Heloisa, Nuno, Arthur, Roberto, Herbete e José Henrique são alguns memoráveis mestres. Mas um ficou mais marcado na minha carreira: Manoel Maria de Vasconcellos (
www.cpdcom.inf.br).

Pioneiro do marketing e das relações públicas no Brasil - tanto praticando quanto ensinando (UFRJ, UERJ, PUC, FACHA, ESPM, UNESA), Vasconcellos vislumbrou o contato entre as duas áreas e influenciou-me com sua visão.

E nada há de mais fundamental em marketing que os 4 Ps de Neil Borden e Jerome McCarthy. Algo que veio de fora para dentro da academia. Direto das reuniões de vendas para as salas de aula, na então nascente disciplina (Estados Unidos dos anos 1940/50).

Manoel Maria esteve no grupo que introduziu a nova matéria no ensino de Administração da FGV (anos 1950) e que, "de quebra", deliberou também que a "coisa" nova não teria tradução para o português. E o mestre dizia: mar-qué-tin-gue, com seu sotaque potiguar.

Conheci-o na UERJ, ministrando "pró-pa-gan-da" (ressoa até hoje em meus ouvidos), e amando o que fazia - ainda era consultor de empresas (revisou minha primeira proposta de prestação deste serviço, como autônomo, em 1986), além de ensinar (na pós da ESPM, também à época).

A "sacação" de resumir tudo o que se pode extrair de uma visão - que chamei "plena" - de Relações Públicas, nasceu naquelas salas do décimo andar. Antes eu já havia ousado colocar um 12o. P no composto de marketing do Francisco Madia ("Powerbranding"), criando um neologismo. Agora, a tentação do mnemônico ajudou a sintetizar um composto de RRPP (e teimo no uso desta sigla para sempre lembrar de outro grande mestre: Roberto Porto Simões): os 4 Rs: reconhecimento, relacionamento, relevância e reputação.

E o meu impulso de doação, de informação disto a todos aqueles que ainda não conhecem as Relações Públicas, mas que delas muito poderiam beneficiar-se - sobretudo indivíduos e pequenos/médios empreendedores - é meu presente por 30 anos de formação.

Salve!

>

Nenhum comentário: