quinta-feira, 30 de junho de 2011

Anúncio na web: Freelancers criativos e articulados c/ boa redação p/ criação de artigos p/ blog a 1 real o texto e c/ boa imagem p/ ilustrar matéria.

>
- Até onde isto vai chegar? Perguntava a colega no Clube da Comunicação (comunidade online de comunicólogos).

O limite de onde se vai chegar é dado por nós. Cada um de nós. Empregados ou não. Profissionais liberais tomam contato com essa realidade mais cedo, pois saem da faculdade sabendo que não terão emprego.

Eu mesmo já "entreguei" o boné várias vezes quando não concordava com o que queriam que eu comunicasse - é o preço da liberdade... do profissional liberal.

Publicitários e jornalistas, no meu tempo de faculdade, saíam empregados. Sei que não é mais assim. Os errepês como eu também saíam empregados, mas em menor quantidade. Para a outra parte, havia que empreender, prestar serviço pago por hora, "vender" sua especialidade a cada dia, o que, aliás, fazemos até hoje! Mas cada um de nós é que fazia seu "preço".

Dura realidade de mercado, mas com o limite exercido por nós mesmos. Sindicatos estabelecem pisos salariais... só para os contratantes furarem-nos. Temos que dizer NÃO. Tenho um ex-aluno, ótimo escriba, que largou tudo e vive hoje de seu próprio blog. Tem 700 leitores fiéis, recebe colaborações e perfaz uma renda mensal digna.

E ainda existe gente boa que se dá ao direito de ter preconceito quanto ao marketing... fazendo exatamente aquilo que o "market" mais quer (e, note, nós mesmos somos o "market"): preço baixo, "precinho" (como bem diz o anúncio das Óticas do Povo, morou?), justamente pela incapacidade de exercer um bom marketing voltado para o desenvolvimento de sua própria carreira, do seu negócio, da sua expertise, da sua área, da sua especialidade.

É absurdo que não existam disciplinas de comunicação de marketing nos cursos de medicina, engenharia, direito... e jornalismo! Muitos desses, profissionais liberais, não saberão lidar com as coisas da comunicação mercadológica e do marketing. E improvisarão. E cairão em contos do vigário de "mídias" mirabolantes. E cobrarão caro e falirão. E cobrarão barato e falirão também. E aprisionar-se-ão em planos de saúde, obras estatais escusas, concursos e blogs como o do pilantra abaixo mencionado, respectivamente. Nem saberão que há especialistas para ajudar devidamente. E cada vez mais os jornalistas também vem se tornando profissionais liberais, tendo que se adequar à realidade da tal da " precificação".

Bem, enfim, essa é a minha campanha permanente desde 2008: EXPORTAR (!) o ensino de Comunicação Integrada para que as pessoas das demais áreas, já na sua formação acadêmica, saibam valorizar a nossa especialidade e saibam a que tipo de profissional recorrer quando necessitadas de um plano de mercado, um plano de tratamento de crise de imagem, uma campanha para levantar fundos, uma pesquisa de opinião, uma assessoria de imprensa, um lançamento, uma simples divulgação, um plano de mídia etc. etc. etc.

E, não menos importante, é preciso que NÃO ACEITEMOS absurdos como este (se ninguém aceitar, a coisa muda):

"Freelancers criativos e articulados com boa redação para criação de artigos para blog a 1 real o texto e com boa imagem para ilustrar matéria".

- Ora, senhor con-tratante, vá para o inferno!
>

Nenhum comentário: