quarta-feira, 22 de junho de 2011

Trash Media!

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Tenho uma amiga que atua em um grande (?) jornal, mas não o lê: "jornais são como as salsichas, que evito: você não sabe como aquilo é feito".

Patrões impuseram e jornalistas acomodaram-se, passando a fazer "jornalismo" sentados diante da telinha do micro (há honrosas exceções)... basta esperar os "releases" cuspidos pelos jornalistas desempregados aboletados nas famigeradas "assessorias de imprensa", escritórios que nada mais são do que agências de tráfico de interesses.

Brasil... il... il...

Anteontem acompanhei, na madrugada, reprise da sessão da comissão especial do Senado que investiga o contrato de transmissão pela TV do Campeonato Brasileiro. Uma aula! De hipocrisia e de alguma "vida" parlamentar. Na bancada os representantes de quatro redes de TV, o do CADE, Ricardo Teixeira e Fábio Koff (Clube dos 13). As primeiras - e com ótimas intervenções - inscritas? Três senadoras: Lídice da Mata, Ana Amélia e Marisa Serrano. Mataram a pau a frágil cobrinha da mentira que paira sobre a licitação "RedeTV-venceu-mas-não-levou". Romário, presente - deputados foram convidados a participar da audiência - decepcionou-me. Sabe mais do que disse - e dos assuntos ele entende: futebol & media.

Que jornal haveria de cobrir tal evento e seguir tal história? No Rio, ninguém. O Globo? Never. A Folha? Nunca (é sócia do primeiro no Valor Econômico). Sobraram o Estadão, talvez o Correio Braziliense e Zero Hora (grupo gaúcho como Koff e Pedro Simon, que também brilhou). Saudades do Jornal do Brasil...

Cadê o CADE? Cadê o Paulo Bernardo?

O representante da Vênus Platinada só fazia repetir os números de seu monopólio nutrido de favores governamentais por décadas (fato que por si só demandaria uma CPI, vez que isto representa descumprimento da Constituição Federal e dos mandamentos de uma economia concorrencial - outro dia mesmo, O Globo e A Folha publicaram anúncio de página espelhada tronitroando, bem inconstitucionalmente, que "os 30 programas de maior audiência são da Globo - a gente se vê por aqui..."). E só por aqui. O cartola da CBF, com sorriso do gato de Alice, é outro que deveria deixar a sala das comissões algemado.

Carnaval, futebol e... orçamentos secretos.

Está mais que na hora do polvo global ter um revés em sua acachapante tomada das parcas inteligências das "novas" classes "médias"; C, D, E, F, G, H. Como demonstrou o representante da RedeTV, o público vai assistir ao jogo no canal em que o mesmo estiver sendo transmitido (o representante da Record insistia, também, que os jogos deveriam acontecer às 20:30h, em benefício do torcedor - mesmo o televisivo). Isto viraria de ponta-cabeça a audiência cativa, não só a dos meros mortais, mas a do PIB nacional (anunciantes e suas agências de propaganda), que alimenta o monstro. Será que nossos bravos (e bravas) parlamentares terão tal coragem?

Fiat Lux!

Zapping rápido: no jornal da TV Cultura, na véspera, matéria sobre o apocalíptico apagão paulista. Com direito a "especialistas" comentando. Na hora do comercial, quem aparece? AES Eletropaulo fazendo propaganda da nova iluminação do Túnel Ayrton Senna.

Está ficando impossível engolir a grande (?) mídia brasileira.
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