O portal da ABRAPCORP (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas) entrevista, este mês, Marcondes Neto.
1. Qual seu conceito de Comunicação Organizacional?
É um campo de fazer e de saber que vem expandindo-se nas últimas duas décadas no Brasil a partir do desenvolvimento econômico privado, de uma certa modernização do Estado e da organização crescente da sociedade civil - instâncias que não podem prescindir de uma face e de uma voz, tanto "dentro de casa" como junto a seus públicos externos.
2. Existiria, em sua opinião, uma concepção brasileira sobre Comunicação Organizacional? Se sim, quais seriam algumas características específicas? Se não, o que faltaria para isto?
A concepção "Comunicação Organizacional" já é bastante brasileira (nos Estados Unidos, a comunicação integrada ao marketing - integrated marketing communications, ocupa o lugar da C. O.), mas não é nacional. No Rio de Janeiro, por exemplo, o conceito de comunicação empresarial sobressai. Em Juiz de Fora, Minas Gerais, a Universidade Federal também adotou esta denominação para seu curso de pós-graduação. Falta mais tempo de maturação (e artigos, pesquisas e livros) para que o conceito "saia" da academia com mais força e ganhe o mercado.
3. Quais os indicadores mais relevantes para se considerar a comunicação como efetiva e excelente numa organização?
São quatro, em minha opinião: conhecimento - e uso - das ferramentas de comunicação pelo pessoal interno; bom clima organizacional; imagem percebida (aquilatada por pesquisa) próxima à identidade organizacional e reconhecimento (levantado também por pesquisa) da organização - pelo mercado - como cidadã.
4. A comunicação vem sendo vista como uma área híbrida. Caso concorde, quais seriam outros conhecimentos que deveriam ser buscados por pesquisadores e profissionais? Se discorda, por quê?
Concordo com a afirmação. A aproximação da Comunicação com a Administração cada vez mais se evidencia. Se no início essa aproximação passava pelo setor de Recursos Humanos, agora ela está definitivamente agregada ao Marketing. Note-se que o vértice mais avançado desta interseção, pelo lado da Comunicação, dá-se pelas Relações Públicas, tanto no caso do reconhecimento da importância dos públicos internos (interface com RH) quanto no caso dos negócios e dos públicos externos (via Marketing).
5. Que faceta(s) da comunicação organizacional contemporânea você consideraria como campo(s) promissor(es) de estudo?
Estudos sobre reputação, estudos sobre transparência (aspecto fundamental da governança corporativa), mediação de conflitos, issue management, ONGs, filantropia e assessoramento a pessoas físicas.
6. Qual foi sua última publicação (livro, capítulo, artigo, resumo de palestra, resenha - impressa ou digital, independente de data) ? Cite, por favor, título, local e temática central.
Livro: "Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração", publicado pela Conceito Editorial (www.conceitoeditorial.com.br, RJ) e lançado pela Rede Saraiva em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Temática central: a aproximação cada vez maior entre a Comunicação e a Administração.
7. Que livro você está lendo agora? Qual sua motivação na leitura?
Estou lendo vários livros ao mesmo tempo: "Click", de Bill Tancer e "O culto do amador ", de Andrew Keen - no caso desses dois a motivação é a crescente presença da internet na vida das pessoas e das organizações. Não saem da minha cabeceira os clássicos - e a motivação é porque são clássicos! - "Feitas para durar" de Collins & Porras e "Marketing Básico", de Manoel Maria de Vasconcellos.
8. Sugira canais digitais de conhecimento interessante para comunicação organizacional e relações públicas (portal, blog, lista de discussão, newsletter eletrônica, comunidade em redes sociais, micro-blogging, entre outros).
Website: www.captacao.org
Blog: http://www.oxisdaquestao.com.br (blog do Chaparro)
Twitter: CNN.com/US
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quarta-feira, 8 de julho de 2009
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Um comentário:
Vale ressaltar aqui os motivos que me levaram a buscar no texto da entrevista meus comentários pessoais.
Num panorama sintético, podemos conhecer as variantes da Comunicação Organizacional e de Relações Públicas no Brasil Hoje, apenas extraindo as respostas. Cabe salientar a objetividade das respostas bem como o dominio sobre o assunto demonstrado pelo Professor Marcondes Neto.
O conceito de Comunicação Organizacional, demonstrado aqui, coloca o Brasil num patamar importante de desenvolvimento nessa área. A brasilidade que nos permeia a interação da Comunicação Organizacional no mercado, e nas organizações diariamente. Mostra também como a comunicação vem se firmando sozinha num campo minado de tantos outros meios de interação. O mais importante é a sinalização aos iniciantes da Comunicação que surgem facetas promissoras para o desenvolvimento profissional, vale a pena repetir algumas: “estudo sobre reputação; transparência; mediação de conflito...”.
Portanto as respostas são indicadores de que há muito o que explorar, e aprofundar sobre a Comunicação Organizacional hoje no Brasil, e por isso, cabe a busca e averiguação para termos na atividade ainda mais atratividade.
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