domingo, 27 de fevereiro de 2022

Confissão de um Cristão-velho.

- Foi mal aí, galer@


Mas não vou rir ou fazer rir

E nem gravar dancinha p'ra vender o meu peixe


Não sou humorista

E do que trato é trabalho...

Sério demais p'ra fazer memes


Não estudei por 54 anos - e tive publicados 14 livros - para fazer caber uma tese num 'card' animado


Lamento, mas...


Não dá para não ser sóbrio

Não dá para não ser formal

Não dá para não ser 'careta'


Quando se trata da gestão do dinheiro dos outros

Quando se trata de auditar balanços e transparência

Quando se trata de certificar práticas organizacionais


Fica difícil ser leve e lúdico num mundo que se desmancha sob os nossos olhos

Quando vícios viram moda, censura se traveste de virtude

E onde guerra passa a ser 'manutenção da paz'


Não dá para ser 'cool'

Quando o desvio de recursos públicos foi aceito 'pela vida' - gerando morte

E sofismar e mentir substituíram as funções de informar e educar


Perdoem-me


Mas estou cansado do 'me engana que eu gosto', do 'jeitinho', da não-resposta, e da ideia de fazer as coisas direito só quando for 'para inglês ver'


Afinal, vocês - concidadãos pagadores de impostos - não investiram em mim - em graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doc - para eu fazer papel de criança rebolando até o chão 


E eu próprio não investi em mim - tempo, recursos, coração e mente - para fazer cara e tipo de intelectual, numa vida egoísta de desfrute


A ideia era - e continua sendo - estudar e entender antes, para só depois esclarecer e tentar explicar


Não se pode condensar uma dissertação em um 'reel', uma carreira em uma 'selfie', um livro num 'tweet', uma vida numa 'live'


[Prossigo]


Deus não nos criou para o Carnaval, mas para a Quaresma, 

para o silêncio e a reflexão sobre a vida natural e a evolução, e não para o ruído e a cegueira militante das cartilhas revolucionárias


[Mas reconheço o epílogo]


Que o seu Único Filho retorne triunfante sobre as trevas em que, com tanto denodo e dedicação, a humanidade-criação conseguiu repor o mundo.

2 comentários:

Unknown disse...

Estou contigo Manoel. Não dá pra fazer por menos. O que custou tanto.

Manoel Marcondes Neto disse...

Esse é o ponto! Nivelar por baixo vem destruindo a Educação e a Cultura no Brasil há décadas. E compactuar com isso não é uma opção! Grato pelo comentário.