sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Viral... e daí?


>
As lendas urbanas – e as nem tão urbanas assim – dão conta de que “potências estrangeiras”, ou “grupos terroristas” estão sempre desenvolvendo novos vírus letais, as tão temidas armas de destruição em massa a partir de experimentos químicos e biológicos. Não faltam também teorias conspiratórias a respeito da ganância do cartel farmacêutico transnacional em busca de doenças que o enriqueçam na venda de tratamento e cura – um belo exemplo desse tipo de narrativa pode ser visto no filme “O jardineiro fiel”, de Fernando Meirelles.

Mas não é nada disso...

No dia 12 de agosto passado, a partir da minha curiosidade acerca de mensagens, vídeos e campanhas ditas “virais”, postei, via 100 e-mails pessoais, link para um “videoclip” (http://www.youtube.com/watch?v=pdo5wW2TE0s&feature=plcp) promocional de meu último livro, associado a website e vídeos explicativos produzidos em comemoração aos meus 30 anos de carreira em Relações Públicas.

O livro “A transparência é a alma do negócio: o que os 4 Rs das Relações Públicas podem fazer por você” fora lançado em 27 de março (http://marcondes-at-blog.blogspot.com.br/2012/03/nasceu.html), na internet, com uma estratégia sem eventos “físicos” (o evento na UERJ ocorrido em 17 de abril não estava planejado), os vídeos estavam “no ar” e o website especialmente desenvolvido (www.rrpp.com.br) também.

Tudo corria bem, mas uma coisa ainda intrigava-me. Mesmo com toda uma campanha específica levada a cabo pela Mediterrânea Propaganda e Marketing Integrado, faltava uma tentativa mais “massiva”, se é que a gente pode falar assim.

Pois bem, o que se conseguiu?

No último dia 12 de setembro o “videoclip” fora acessado por 372 internautas. Esse foi o resultado da ação. As considerações sobre o quê levou-me à ação estão lá, descritas no próprio ‘post’ do vídeo no canal de YouTube “marcondesRRPP”.

Valeu mais este aprendizado.
>

Nenhum comentário: