quinta-feira, 13 de maio de 2010

Paulo Caringi se foi. E com ele uma parte da história das RRPP brasileiras. Saudades!


O 12 de maio há de ficar na memória das Relações Públicas do Brasil.

Quantas vezes
Verificava as minhas mensagens de voz
E lá ouvia o sempre vibrante recado:
- aqui é o Paulo Caringi!... (esticando a 2a. sílaba e pontuando a 3a. do sobrenome).

E dizendo sempre, comprido:
- meu nobre amigo Manoel Marcondes Machado Neto!... (um privilégio ouvir isto!)
Foi ideia dele eu estar hoje no CONRERP/RJ
Foi também ideia dele - embora não soubesse - que eu tenha seguido as Relações Públicas.

Essa atividade que é essência em alguns homens especiais
Como Paulo Caringi
Que de um jeito ou de outro fariam relações públicas
Independente do país, do momento, da história, das leis, das autarquias e das associações.

Manteve o brilho e a firmeza no olhar até o fim
Firmeza que vinha do caráter
Brilho que vinha direto da alma
Entusiasmado - cheio -, pleno de Deus!

Assistiu a muitos
Inspirou a tantos outros, como a mim
Serviu - no melhor sentido que possa haver para a palavra servir
Ao próximo, ao não tão próximo, ao distante, ao desconhecido.

Havia um problema, lá ia o Paulo atrás da solução
Solução sempre negociada, nunca extraída
Sempre conquistada, doada, doída às vezes (nele)
Com um sorriso, porém, lá vinha ele, empertigado: - meu filho... resolvido!

Difícil esquecer, impossível repor o espaço-ser que o Caringi ocupou
Deixou em livro, "Advertências"(*) a quem interessar possa
Que alguns de nós, ao menos, sintam-se devidamente advertidos:
Nunca desistir de sonhar e acreditar, de conceber e de fazer.

(*) "O que 'estava em todas' - Advertências".
>

Um comentário:

Ocappuccino.com disse...

Que lindo texto. Este homem deve ter sido realmente uma referência.

Emocionante ler esta homenagem.

MATEUS