quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Orange County é aqui

E o prefeito maluquinho continua a fazer das suas. Agora o imperador resolveu - por decreto (instrumento romano utilizado pelos césares quando entediados com a democracia), é claro, - que 2008 é o ano jubileu de ouro da bossa nova. Assim. Fácil e rápido. Não é genial? Parecido com aquela sua (óbvio, de quem mais?) idéia de decretar (outra vez) "patrimônio cultural" tanto o samba quanto a torcida do Flamengo. Em rápidas penadas. Assim. Fácil e rápido. Que me perdoem os rubro-negros, mas a galera bem que merecia um mecenas melhor.

Talvez os muitos servidores culturais do alcaide... sim, muitos, porque as secretarias de cultura costumam ter muitos servidores e o Rio não tem uma secretaria de cultura comum, mas uma secretaria de culturas. Isso mesmo, no plural... então, que possam os muitos servidores estudar um pouquinho e explicar ao seu supremo líder que se um bem de patrimônio material requer muito estudo e documentação para obter tombamento e conseqüente proteção; por sua vez, um bem de patrimônio imaterial - caso do samba - requer ainda mais cuidado e critério para registro (palavra que substitui tombamento em se tratando de bens imateriais). Não é algo que se resolva por decreto.

Já não é de hoje que o mala resvala

O nosso Czar já havia considerado dignos de apoio da prefeitura apenas os projetos culturais cuja temática fosse a chegada da família real ao Rio de Janeiro em 1808 e, no início de sua gestão, apoderara-se da cor, dos tipos e da boa imagem da Comlurb, pintando o Rio e sua prefeitura de laranja.

Laranja mecânica

Não satisfeito, depois, o todo-poderoso, mudou a história e alterou o já cinqüentão plano Doxiadis, tascando numa placa: "essa linha agora é laranja", modificando a denominação (correta) da linha vermelha.

Felizmente, o carioca, fazendo do laranja algo melhor que uma laranjada, despachará, o maluquinho para as calendas DEM... para, se Deus (que é brasileiro) quiser, nunca mais voltar.

Nenhum comentário: