sábado, 7 de setembro de 2013

#MARTA_RELAXA_E_SOME!


Quanto mais linguagens aprendemos, mais nos desenvolvemos. Outra língua, música, artes manuais, esportes - isto é o verdadeiro approach que podemos chamar "cultural" - o ambiente em que a educação se dá (e do qual se nutre). Com a pobreza absoluta (de espírito e de verbas) de nosso MinC é que defendo sua extinção e a volta dos negócios da Cultura à esfera do MEC, como a teimosa sigla, aliás, já denota. De Sarney a Rouanet: o desastre de uma "política cultural" baseada apenas em leis de renúncia fiscal.

Raras vezes a Cultura, no Brasil, no âmbito federal, chegou à execução de 1 bilhão de reais/ano. A UNESCO recomenda pelo menos 1% do orçamento para a Cultura sob pena de extinção paulatina dos traços culturais de nação. Um por cento do orçamento executado no ano de 2012 significaria 14,152 bilhões de reais. Ou seja: a Cultura não interessa ao Brasil. "Nossos representantes" em Brasília - no Executivo e no Legislativo - assim consideram e assim procedem.

Ditadora! Uma "paraquedista" que topa qualquer cargo, desautoriza um coletivo de especialistas (CNIC) que atua dia após dia, ano após ano fora dos holofotes!

Sob Marta Suplicy - musa dos factoides - começaram os efeitos "práticos" da tal da "economia criativa" que se antecipa à economia da cultura no Brasil... e SÓ no Brasil.

O MinC, excetuando a iniciativa de 1997 (encomendando à Fundação João Pinheiro a mais séria pesquisa - e infelizmente ÚNICA - já feita no país sobre a área artístico-cultural como setor econômico relevante - publicada em 1998), NUNCA MAIS dedicou-se a organizar o setor, seus dados e seus agentes. E, agora, com Dilma, colocou a carroça na frente dos bois.

Com a "inovação", podemos esquecer o apoio do Estado às artes visuais, cênicas, o patrimônio histórico, o livro, a música... e começar a ver o timbre (e as - parcas - verbas) do Ministério da Cultura aplicadas preferencialmente em moda, culinária, turismo, "design" e "videogames" - os "queridinhos criativos" da hora. LÁSTIMA!

#MARTA_RELAXA_E_SOME!
>

Nenhum comentário: